Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
Jornal Online
Últimas

11-10-2019 14:57
BASQUETEBOL
Jovem equipa do CPN promete lutar com garra no regresso à Liga Feminina
O CPN inicia no domingo (13 de outubro) a sua participação na Liga Feminina de basquetebol alusiva à época de 2019/20. É o regresso das seniores cepeenistas, onze anos depois, ao escalão máximo do "basket" feminino português. Um regresso que vai acontecer no reduto do Guifões, em jogo a contar para a ronda inaugural deste campeonato nacional. E no sentido de conhecer as ambições cepeenistas para esta nova temporada desportiva o nosso jornal trocou algumas palavras com o coordenador técnico e histórica figura do basquetebol do CPN, Agostinho Pinto.

E foi precisamente por aí que começámos, por desvendar os objetivos traçados pelas seniores do emblema propagandista com vista à sua participação no patamar mais alto do "basket" nacional. «Um dos objetivos principais deste nosso regresso à Liga passa por trazer a Ermesinde e ao Concelho de Valongo basquetebol do mais alto nível, mostrando às pessoas que por vezes com muito pouco dinheiro e poucos apoios se consegue alcançar grandes coisas», refere Agostinho Pinto, que salienta ainda que com este regresso à Liga é pretendido dar às jovens atletas do clube e aos amantes do basquetebol em geral a possibilidade de ver basquetebol ao mais alto nível na variante feminina, «onde o CPN é uma das maiores referências nacionais», conforme faz questão de sublinhar.

«Desportivamente seremos uma equipa com uma imagem de marca aguerrida, lutadora e que quer jogar um "basket" agradável de se ver e com isso trazer mais pessoas ao pavilhão. Em suma, queremos dignificar o nome do clube e fazer os possíveis e os impossíveis para nos mantermos na Liga Feminina», diz o coordenador técnico.

Questionado sobre os argumentos que a equipa tem para conseguir alcançar os objetivos propostos, Agostinho Pinto é perentório em dizer que «os nossos argumentos principais terão que ser o trabalho e a união, visto que financeiramente não temos os recursos da grande maioria dos clubes da Liga».

NORTE-AMERICANAS SERÃO UMA GRANDE AJUDA NUM PLANTEL JOVEM

E no plantel do CPN para a nova temporada figuram duas jovens atletas norte-americanas, nomeadamente Martha Burse e Briana Gray.

Segundo nos conta Agostinho Pinto, a primeira atleta encontrava-se a realizar uma digressão por Portugal, com várias jogadoras norte-americanas, com a finalidade de arranjar clube para jogar, tendo o CPN conseguido o seu concurso. Já Briana Gray apresenta no seu "cartão de visita" alguma experiência internacional, tendo já atuado na Austrália e na Finlândia.

Sobre as mais valias que estas duas jogadoras possam trazer ao grupo, ou a diferença que possam fazer no plantel, Agostinho Pinto começa por referir que espera que ambas «sejam uma grande ajuda para o nosso jovem plantel. A maior valia destas atletas passará por nos colocar num patamar mais perto dos outros clubes, visto que quase todos eles têm três atletas estrangeiras e com valores muito acima dos que nós temos para pagar. Outra mais valia é que elas possam ser uma grande ajuda para fazer crescer as nossas jovens atletas, quase todas elas ainda com a idade de sub-19 (juniores)», diz Agostinho Pinto.

GRUPO COM MUITOS ROSTOS DA FORMAÇÃO CEPEENISTA

O CPN é por tradição um clube de formação, sendo visível, à semelhança de épocas anteriores, a presença no plantel sénior de muitas jogadoras vindas dos escalões de formação. Esta é por isso uma "política" do clube, e de outra forma não poderia ser, a julgar pelas palavras de Agostinho Pinto.

«O CPN sempre foi um clube formador e continuará a sê-lo por várias razões. Em primeiro lugar, porque somos das melhores escolas de formação do país e isso tem sido atestado por todos com a constante chamada não só de atletas nossas às seleções distritais e nacionais, bem como dos nossos treinadores a essas seleções. Depois, porque não faz sentido formar atletas para depois não as pôr a jogar no escalão de seniores. Além de que não termos condições financeiras para recrutar jogadoras e ainda por cima quando temos qualidade em nossa casa».

O plantel sénior que vai competir no Campeonato da Liga Feminina é composto por 14 atletas (mais duas juniores), sendo que 12 destas atletas têm ainda idade de júnior.
Num breve "raio x" ao grupo, e além das duas já referidas atletas norte-americanas, vê-mos os nomes de Natália Santos, Mariana Pereira, Miriam Umabano, Eva Carregosa, Rita Amaral, Leonor Carvalho, Filipa Trancoso, Marta Fernandes e Inês Dias, todas elas já foram campeãs nacionais pelo CPN nos escalões de formação, sendo que atualmente quatro destas atletas são internacionais.

Mariana Gonçalves é outra das jogadoras deste plantel, que incorpora ainda duas atletas juniores que treinam com a equipa sénior, mais concretamente Rita Santos e Gabriela Santos, que também já foram campeãs nacionais pelo CPN.
A juntar a este lote de jogadoras há ainda a experiente Tamara Milovac, que na época passada foi uma peça importante na subida do CPN à Liga Feminina, e ainda Ana Lages, uma jovem promessa que este ano se juntou ao clube.

Convidado a fazer uma análise ao Campeonato Nacional da Liga Feminina que neste fim-de-semana arranca e às equipas que, na sua opinião, poderão ser mais favoritas do que outras na corrida ao título, Agostinho Pinto refere que este campeonato terá como favoritos os clubes que têm melhores condições financeiras e consequentemente - e em teoria - os melhores planteis. Nesse sentido, aponta a equipa do Benfica, do Olivais de Coimbra, do Sportiva dos Açores, da Quinta dos Lombos e do ESSA do Barreiro como principais candidatos. Numa segunda linha de candidatos aponta os nomes do Vagos, do CAB Madeira e do Vitória de Guimarães. Já o Guifões, o Carnide, a Ovarense e o CPN, serão na sua opinião as equipas que lutar para se manter na Liga Feminina.

A terminar esta breve conversa, Agostinho Pinto deixou uma mensagem: «Esperemos que a Câmara Municipal de Valongo, a Junta de Freguesia de Ermesinde, bem como empresas, particulares, etc., se unam a este projeto do basquetebol do CPN, uma modalidade, e que me perdoem desde já as outras modalidades, é a par do hóquei em de patins da Associação Desportiva de Valongo a maior referência do concelho em termos desportivos de há dezenas de anos a esta parte, quer na elevação do nome do nosso concelho tanto a nível nacional como a nível internacional, quer no que diz respeito a resultados desportivos, pois além de campeonatos nacionais conquistados ambas as modalidades têm dado atletas às seleções nacionais».

O PLANTEL DO CPN QUE IRÁ COMPETIR NA LIGA FEMININA EM 2019/20:

Jogadoras: Briana Gray, Ana Lages, Miriam Umabano, Mariana Pereira, Filipa Trancoso, Leonor Carvalho, Tamara Milovac, Rita Amaral, Marta Fernandes, Martha Burse, Mariana Gonçalves, Inês Dias, Natália Santos e Eva Carregosa.
Treinador: Francisco Costa. Treinador-adjunto: Diogo Pinto. Preparador Físico: Ricardo Oliveira. Coordenador Técnico: Agostinho Pinto. Dirigente: Joana Pinto.

Por:Miguel Barros

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].