Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online
Últimas

26-09-2019 14:43
Alfena recebe nova edição da Festa Brinquedo Tradicional
A Festa do Brinquedo realiza-se de 27 a 29 de setembro, no Centro Cultural de Alfena e área envolvente, este ano numa extensão ainda mais alargada, para receber milhares de pessoas de diferentes gerações com a magia e o encanto das brincadeiras de antigamente.

Promovida pela Câmara Municipal de Valongo em parceria com a Junta de Freguesia de Alfena, a Festa do Brinquedo é, de acordo com os organizadores «um grande evento organizado para a preservar, valorizar e divulgar o brinquedo tradicional enquanto património identitário do concelho de Valongo, reforçando-se assim a estratégia de afirmação não só na região, mas também no País e no Noroeste Peninsular».

«A organização desta festa anual dedicada ao Brinquedo Tradicional Português é mais um contributo para reforçar a nossa estratégia de afirmação do Município de Valongo através das marcas identitárias. Sejam de madeira, metal ou plástico injetado, ninguém fica indiferente aos brinquedos de outros tempos, que se fabricaram e ainda fabricam não só em Alfena mas também em Ermesinde», salienta o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, recordando que «em breve vai avançar a Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português, um projeto que, mais do que recordar a história, pretende preservar o saber fazer de gerações com abordagens inovadoras».

A abertura oficial realiza-se na sexta-feira, às 21h00, com a Parada Luminosa da Criança e do Brinquedo. Nesta edição, destacam-se a Homenagem ao Artesão Manuel Ferreira (Encrenca), o lançamento do livro «Brinquedo Tradicional Português – Uma história a descobrir no concelho de Valongo», e a iniciativa «Gerações em Rolamentos», um dos projetos vencedores da categoria Gerações do Orçamento Participativo de Valongo que consiste numa corrida de carrinhos de rolamentos intergeracional.

Além das exposições alusivas à temática do Brinquedo Tradicional Português, os visitantes terão a oportunidade de usufruir de demonstrações de trabalho ao vivo. No Parque do Vale do Leça, decorrerão os espetáculos programados para todo o tipo de públicos e idades. Kappa Jota e Putzgrilla, Augusto Canário, Heidi e Abelha Maia são os destaque da programação do palco principal, mas todo o recinto da festa será alvo de uma grande dinâmica, que inclui teatro, dança, passeios a cavalo, jogos tradicionais, atividades desportivas e apresentações de grupos de animação itinerante.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].