Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
Jornal Online
Últimas

17-09-2019 12:13
Primeira pista urbana de atletismo do país inaugurada em Valongo
Foi ontem inaugurada uma pista urbana de atletismo e uma ciclovia na Avenida Dr. Fernando Melo - também conhecida por Avenida dos Lagueirões - , em Valongo. Esta inauguração marcou o início da Semana Europeia da Mobilidade, que decorre até ao dia 22 de setembro com uma série de atividades no Concelho de Valongo.

A obra teve um investimento de cerca de 100.000 euros. A pista urbana de atletismo é aliás a primeira infraestrutura do género a existir em Portugal e tem uma extensão de cerca de 800 metros.

Por sua vez, a ciclovia estende-se por outras ruas da cidade de Valongo até à estação dos caminhos de ferro numa distância de aproximadamente 5 quilómetros.

Face à implementação destas pistas foram retiradas duas faixas de rodagem (em cada sentido) de circulação automóvel.
Na cerimónia de inauguração, a vice-presidente da Câmara Municipal de Valongo, Ana Maria Rodrigues, começaria por referir que esta obra se insere num plano muito mais vasto, o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Valongo, acrescentando que a obra visa, entre outros aspetos, diminuir o uso do automóvel, ou promover os transportes públicos. Com este novo equipamento a autarquia pretende que a população tenha modos de vida mais saudáveis, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, por exemplo.
A vice-presidente da autarquia fez ainda o apelo à população para esta que use e estime este novo equipamento, ajudando a preservá-lo do vandalismo.

Como já foi dito, esta inauguração está integrada no programa da 18.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade. Até ao próximo domingo serão inúmeras as atividades que irão acontecer no Concelho de Valongo no âmbito desta campanha europeia que procura desde 2002 melhorar a saúde pública e a qualidade de vida, através da promoção da mobilidade limpa e do transporte urbano sustentável e tem vindo a contar com a crescente adesão dos municípios portugueses.

Assim, relembramos que hoje, dia 17, haverá uma caminhada no corredor ecológico, entre a Aldeia do Couce e Valongo. Amanhã, realiza-se uma ação de formação e prevenção rodoviária para transportes de micromobilidade, com a apresentação do Portal «Júnior Seguro», na E.B. 2/3 D. António Ferreira Gomes, em Ermesinde. No dia 20, será inaugurado o primeiro Espaço «Kiss and Ride» do concelho na Escola Secundária de Ermesinde. No sábado, assinala-se o dia da Cidade sem Barreiras, realizando-se a partir das 10h00 um passeio para pessoas com mobilidade condicionada, em Valongo.

No Dia Sem Carros, no domingo, dia 22, serão encerradas ao trânsito automóvel a Rua de São Mamede, em Valongo, e Rua D. António Ferreira Gomes, em Ermesinde. Haverá rastreios de saúde e uma caminhada pela Via do Peregrino, com saída em simultâneo dos dois grupos da Rua São Mamede, em Valongo, e da Junta de Ermesinde. Os grupos cruzam-se na zona industrial para uma pausa, beber água e trocar experiências, seguindo depois para a cidade vizinha.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].