Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
Jornal Online
Últimas

13-09-2019 13:43
Município de Valongo assinala Semana Europeia da Mobilidade e Dia Sem Carros
A 18.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade (SEM) decorre de 16 a 22 de setembro, culminando com o Dia Europeu Sem Carros a 22 de setembro. Esta campanha europeia procura desde 2002 melhorar a saúde pública e a qualidade de vida, através da promoção da mobilidade limpa e do transporte urbano sustentável e tem vindo a contar com a crescente adesão dos municípios portugueses.

O Município de Valongo associa-se a esta iniciativa sob o tema «Caminhar e Pedalar em Segurança». A edição da SEM 2019 pretende, entre outros aspetos, evidenciar os benefícios ambientais, financeiros e para a saúde dos cidadãos, associados à mobilidade ativa e sustentável.

«Não podemos ficar indiferentes ao aquecimento global e às catástrofes provocadas pelas alterações climáticas que todos os dias vemos nos noticiários. A sustentabilidade do nosso Planeta também depende de uma mobilidade mais amiga do Ambiente. Por isso, a frota de carros ligeiros do Município já é totalmente constituída por veículos elétricos e temos também vindo a executar no terreno o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) e o Plano Municipal de Acessibilidade para Todos (PMAT), para dotar as cidades de Valongo, Ermesinde e Alfena e as vilas de Sobrado e Campo de melhores condições, especialmente para aqueles que têm mais dificuldades na sua mobilidade diária», salienta o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.

«Estamos a planear o espaço público para este ser mais amigo das pessoas, criando condições para tornar o transporte coletivo mais atraente e a promovendo os modos suaves como a circulação através de bicicleta ou a pé, porque só assim conseguiremos garantir o futuro e uma melhor qualidade de vida para todo o concelho», refere o autarca, lembrando que para concretizar estes projetos de mobilidade e beneficiação do espaço público foi necessário resgatar as concessões de estacionamento à superfície nas cidades de Ermesinde e de Valongo .

As iniciativas começam logo no dia 16, segunda-feira, pelas 16h00, com a inauguração da ciclovia e pista urbana de atletismo na Av. Dr. Fernando de Melo (Lagueirões). No dia 17, há uma caminhada no corredor ecológico, entre a Aldeia do Couce e Valongo. No dia 18, realiza-se uma ação de formação e prevenção rodoviária para transportes de micromobilidade, com a apresentação do Portal «Júnior Seguro», na E.B. 2/3 D. António Ferreira Gomes, em Ermesinde. No dia 20, será inaugurado o primeiro Espaço «Kiss and Ride» do concelho na Escola Secundária de Ermesinde. No sábado, assinala-se o dia da Cidade sem Barreiras, realizando-se a partir das 10h00 um passeio para pessoas com mobilidade condicionada, em Valongo.

No Dia Sem Carros, no domingo, dia 22, serão encerradas ao trânsito automóvel a Rua de São Mamede, em Valongo, e Rua D. António Ferreira Gomes, em Ermesinde. Haverá rastreios de saúde e uma caminhada pela Via do Peregrino, com saída em simultâneo dos dois grupos da Rua São Mamede, em Valongo, e da Junta de Ermesinde. Os grupos cruzam-se na zona industrial para uma pausa, beber água e trocar experiências, seguindo depois para a cidade vizinha.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do link: https://www.cm-valongo.pt/pages/803 . Será oferecido um kit (camisola, mochila e cantil) às 300 primeiras pessoas inscritas.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].