Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online
Últimas

28-06-2019 10:23
Ermesinde volta a receber a maior competição nacional de aplicações criadas por jovens para mudar o mundo
Ermesinde vai ser novamente o palco da semifinal pela melhor aplicação criada por jovens para resolver problemas sociais.
No segundo Encontro Regional Norte da 5.ª Edição do Apps for Good, que decorrerá esta sexta-feira à tarde no Fórum Cultural de Ermesinde, 67 equipas de jovens entre os 10 e os 18 anos vão participar e demonstrar o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, apresentando as suas ideias (Apps) que solucionam problemas reais.

O encontro tem o apoio da Câmara Municipal de Valongo e contará com a presença de vários membros do governo autárquico e do presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro. Entre os elementos do júri estarão António Silva (Direção-Geral da Educação), Cristina Ferreira (IEFP de Valongo), Cláudio Silva e Orlando Vieira (Synopsys), Bernardete Dias e Luciana Peres (BNP Paribas), Pedro Silva (IBM), Mafalda Aguiar (SRS Advogados), Maria José Loureiro (Universidade de Aveiro), Carlos Camelo (DECSIS), Renata Carvalho (APM), Sandra Oliveira (Fabamaq) e Edgar Borges (ANPRI) e Bruno Ferreira da Silva, em representação da Galp, um dos principais parceiros do programa, que conta já com um histórico consolidado de apoio a projetos educativos que tenham como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no contexto da Agenda 2030 das Nações Unidas.

As equipas de alunos que participam nesta 5.ª edição do programa irão fazer um Pitch de 3 minutos para um júri constituído por representantes dos apoiantes e parceiros do programa. Após o Pitch as equipas vão apresentar-se a público num Marketplace e, no final, o júri irá escolher as 10 melhores soluções tecnológicas que estarão no Evento Final, no dia 13 de setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa. 150 equipas de alunos vão participar nos quatro Encontros Regionais – Açores, Valongo, Oeiras e Madeira – e apenas 22 equipas serão escolhidas para a final.

Para o CDI Portugal, a realização deste evento no Concelho de Valongo pela segunda vez é um privilégio, e a consequência natural de uma estratégia bem delineada pelo concelho no que respeita à educação e à inclusão e inovação social e digital . Após a inauguração há um ano do Centro de Cidadania Digital de Valongo, esta é mais uma das muitas atividades que desenvolvemos em colaboração com o Município, com o objetivo de aumentar a literacia digital de toda a comunidade com um foco especial nos jovens. Este evento prova mais uma vez que a tecnologia pode ser um meio privilegiado para a resolução de problemas e de causas sociais e ainda para criar uma sociedade mais sustentável e cívica. E o Apps for Good permite atingir estes objetivos desenvolvendo a capacidade criativa e empreendedora dos jovens”, afirma João Baracho, diretor executivo do CDI Portugal.

Programa:

Dia: 28 de junho de 2019

Local: Fórum Cultural de Ermesinde (Valongo)

Agenda:

13h00 – Receção das equipas de alunos, professores e convidados

14h00 – Pitch: Apresentações feitas pelas equipas de alunos em sessões de 3 minutos

15h30 – Marketplace: Mostra de todas as aplicações pelas equipas de alunos

16h30 – Entrega de Prémios e Encerramento

Lançado pelo CDI Portugal, o Apps for Good é um programa que pretende seduzir jovens (entre os 10 e 18 anos) e professores para a utilização da tecnologia como forma de resolver os seus problemas, propondo um novo modelo educativo mais intuitivo, colaborativo e prático. O objetivo do programa é desenvolver aplicações (apps) para smartphones e tablets que possam contribuir para a resolução de problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo em que vivemos.

A operacionalização do programa decorre ao longo do ano letivo, onde professores (de todas as áreas disciplinares) e alunos têm acesso a conteúdos online com uma metodologia de projeto de 5 passos. Para apoiar no desenvolvimento do projeto, os participantes têm acesso a uma rede de especialistas que se ligam online à sala de aula, para prestar todo o apoio de esclarecimento de dúvidas. O modelo de implementação poderá ser em regime curricular ou extracurricular.



No final do programa, as escolas poderão optar por participar na competição que está dividida em duas fases: Encontros Regionais – semifinais em que todos os alunos são convidados a ir a Marketplace e a fazer o seu pitch – e Evento Final – onde são premiadas as melhores soluções.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].