Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online
Últimas

01-04-2019 16:04
CDU realizou tribuna pública em Sobrado para debater problema ambiental
A CDU realizou ontem uma Tribuna Pública, em Sobrado, com o intuito de «denunciar o profundo desagrado e descontentamento sentidos pela população, devido aos problemas causados pela empresa Retria na freguesia – desde logo, maus cheiros e contaminação das águas - mais concretamente em Alto de Vilar», explicaram os comunistas em nota de imprensa.

A iniciativa contou com a participação de Diana Ferreira, deputada do PCP na Assembleia da República e candidata da CDU ao Parlamento Europeu.

De acordo com a citada nota de imprensa emitida pelo partido, «esta ação da CDU, que se segue a várias intervenções feitas pelos eleitos comunistas ao longo dos últimos anos nas Assembleias da República, Municipal e de Freguesia e na Câmara Municipal, pretendeu dar voz à população, tendo em conta que o mal-estar sentido se tem vindo a intensificar ao longo dos tempos».

Na mesma nota, a CDU lembrou que «a empresa Retria foi inaugurada há mais de 10 anos com o objetivo de destruição e tratamento de resíduos de demolição e construção. Mas hoje em dia, após licenças do Ministério do Ambiente de vários governos e da CCDR-N, passou a receber e tratar outros tipos de resíduos, como lixo hospitalar. O resultado destas decisões levou a que se torne insuportável andar na rua ou manter portas e janelas abertas. Recentemente a empresa foi multada em 5 mil euros por descargas ilegais na rede pública, confirmando comportamentos ilegais».

Diana Ferreira comprometeu-se «a intervir junto do Governo, questionando sobre licenças e inspeções pelas entidades competentes, dando força à população para esta luta, disponibilizando o PCP e a CDU para a denúncia e tentativa de resolução de problemas que os sobradenses sintam».
Já Sónia Sousa, deputada municipal da CDU, confrontou as recentes declarações do presidente da Câmara de Valongo - que incentivam à mobilização da população para o encerramento da empresa - «com o branqueamento das suas responsabilidades enquanto presidente de Câmara e das responsabilidades do PS a nível nacional – governo e deputados da Assembleia da República – que permitem que a empresa labore há anos com estas licenças e ilegalidades», lia-se na nota de imprensa do partido sobre esta ação.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].