Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online
Últimas

19-02-2019 09:13
Câmara de Valongo vai incrementar três novos projetos de inovação social
A Câmara Municipal de Valongo (CMV) aprovou três acordos de cooperação para a implementação de projetos de inovação social. Facto conhecido na reunião pública descentralizada do Executivo camarário do mês de fevereiro, ocorrida no dia 14 no Centro Cultural de Alfena.

Para Manuela Duarte, vereadora que tutela o pelouro da Ação Social, estes «são três projetos que vão trazer mais qualidade à área da ação social».

O primeiro deles, denominado "Programa Chave de Afetos", é apresentado pela Santa Casa Misericórdia do Porto, e tem como missão «minimizar e prevenir os riscos do isolamento da população sénior residente na Área Metropolitana do Porto, promovendo o seu bem-estar e permanência no domicílio. Pretende criar uma rede integrada de entidades locais com componente tecnológica e humana que monitoriza os idosos de forma continua, através do serviço de teleassistência e recurso ao voluntariado».

Este projeto apresenta seis áreas de intervenção, nomeadamente, capacitação dos técnicos: componente técnica, tecnológica e gestão de voluntariado; monitorização constante do problema social no território e avaliação de impacto social; gestão integrada e partilhada da informação através de plataforma on-line; angariação e formação de voluntariado; acreditação Rede Chave de Afetos e integração de boas práticas do território; e divulgação periódica de resultados do programa.

O orçamento global do projeto é de 632.178,90 euros, para três anos, sendo que a verba a disponibilizar pelo Município de Valongo será de 12.500 euros.

A CMV considera que além de «acrescenta valor para o município ao nível da Ação Social», este projeto «enquadra-se nos documentos de planeamento estratégico existentes designadamente Plano de Desenvolvimento Social 2016/2020 e responde inteiramente ao objetivo estratégico - Garantir mecanismos de proteção e acompanhamento à população sénior e objetivo específico - implementar uma rede local de apoio a seniores em perigo (pessoas isoladas, em solidão, vitimas de maus tratos e negligência); garante uma implementação integrada; potencia o trabalho em rede ao nível do concelho; e gera impacto na população sénior em situação de isolamento».

O segundo acordo de cooperação apresentado fez referência ao projeto de inovação social “Casa do Xisto: a arte para a (d) eficiência”.
Trata-se de um projeto de «caráter pontual e contínuo destinado à pessoa com deficiência, no sentido de estimular a sua autonomia e bem-estar, através das artes, ofícios e desporto, e responde à necessidade de ampliar a rede de respostas institucionais para este publico, assim como à necessidade de potenciar/desenvolver capacidades individuais legitimando o lugar social ativo da pessoa com deficiência».

A implementação deste projeto resulta de um protocolo de parceria entre o Município de Valongo e a EDUCASOM - Associação de Artes e Cultura para cedência do edifício da Escola do Xisto. O orçamento global apresentado para o projeto, também com a duração de três anos, é de 600.000 euros, e a candidatura apresentada foi aprovada com o valor global de 474.011,23 euros, sendo que 331.807,86 euros correspondem a financiamento público e 142.203,37 euros é a comparticipação do investidor social.

À semelhança do projeto anterior, a autarquia considera que além de acrescentar valor para o município ao nível da Ação Social, e de se enquadrar nos documentos de planeamento estratégico existentes designadamente Plano de Desenvolvimento Social 2016/2020 e responder inteiramente ao objetivo específico: criar novas respostas sociais vocacionadas para a inclusão de pessoas com deficiência, este projeto vai gerar «impacto nas famílias e contribui para a conciliação da vida profissional e familiar».

Por fim, a vereadora explicou a finalidade do projeto de inovação social “VOAHR Municípios voluntariado organizado para uma ação humanitária de referência", surgido no âmbito do Conselho dos Vereadores da Ação Social na Área Metropolitana do Porto (AMP).

A proposta referia que «foi intenção da AMP, sensibilizar os municípios para apoiar a candidatura deste projeto ao Portugal Inovação Social - Parcerias para o Impacto, por se tratar de um projeto inovador com escalabilidade e replicabilidade ao nível metropolitano e testado no terreno enquanto projeto piloto em 2014/2016».
Apresentado pela entidade Pista Mágica, enquanto escola de voluntariado, o projeto pretende capacitar as organizações na gestão dos seus voluntários, dotando-os de competências e ferramentas apropriadas e tem um orçamento global de 400.000 euros para três anos, sendo que a verba anual a disponibilizar por cada um dos municípios é de 7.059 euros.
Todos os três acordos de cooperação seriam aprovados por unanimidade.

NOTA: NA NOSSA PRÓXIMA EDIÇÃO IMPRESSA IREMOS APRESENTAR OUTROS ASSUNTOS/TEMAS DEBATIDOS NA REUNIÃO CAMARÁRIA.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].