Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
Jornal Online
Últimas

15-02-2019 14:33
Duas centenas de jovens participaram em Ermesinde na conferência “NETtalk – NET Viva e Segura: Navega em boas marés!”
Mais de 200 jovens oriundos de várias escolas da região assistiram ontem (14 de fevereiro) à conferência “NETtalk – NET Viva e Segura: Navega em boas marés!”, promovida pela DECOJovem e pela Google Portugal e que teve lugar no Fórum Cultural de Ermesinde.

Organizada com o apoio da Câmara Municipal de Valongo (CMV) e do Centro de Cidadania Digital de Valongo – operacionalizado pelo CDI Portugal que também é responsável pelo Apps for Good, o programa educativo tecnológico em que jovens criam aplicações para resolver problemas - esta conferência visou na sua essência a reflexão sobre a importância dos mais jovens adotarem comportamentos mais seguros e protegerem a privacidade dos seus dados pessoais no acesso à internet e em especial nas redes sociais.

Presentes neste debate em torno da temática "Net Viva - Net Segura" estiveram algumas figuras populares a nível nacional no que à presença no Mundo virtual diz respeito, casos do youtuber Nuno Moura e do humorista Geirinhas, ambos com milhares de seguidores nas redes sociais. Também presentes estiveram João Baracho, diretor executivo do CDI Portugal, o Embaixador Português da Insafe European Network, João Pedro Martins, e a jurista da DECO, Mariana Almeida.

Segundo João Baracho, «nesta nova era digital torna-se fundamental alertar os jovens para os seus direitos e para os comportamentos seguros e de proteção da sua privacidade que devem adotar. Este é um dos desafios do Centro de Cidadania Digital em Valongo, que vai já na sua 2.ª edição e esta conferência tem esse objetivo educativo, de promover uma maior segurança na forma como os jovens se relacionam com a internet, através de um formato dinâmico e interativo».

A conferência foi aberta pelo presidente da CMV, José Manuel Ribeiro, que no início da sua alocução começou por vincar que atualmente é impossível viver sem internet, mas é de igual modo importante que a saibamos usar com segurança. O autarca lembrou, em seguida, a aposta que o Município tem feito em projetos de âmbito digital, com saliência para o Centro de Cidadania Digital (CCD) de Valongo - localizado em Ermesinde, no edifício Faria Sampaio -, acrescentando que até final do ano irá ser inaugurado não só outro CCD - este na freguesia de Valongo - como também a Casa do Conhecimento. Sublinhou ainda a intenção da Câmara em dotar todas as escolas do concelho com Salas do Futuro, algo inédito a nível nacional.
Dirigindo-se posteriormente aos muitos jovens que ali estavam, o edil sublinhou o facto de as novas tecnologias serem cada vez mais uma área que pode abrir portas para uma carreira profissional de sucesso. «A área da informática é brutal. Dá-nos atualmente um poder muito grande, com a possibilidade de transformarmos o Mundo. Na área das novas tecnologias vocês podem fazer uma carreira profissional dependendo apenas do vosso talento», aconselhou o autarca.

Após um divertido apontamento com o humorista Gerinhas deu-se então início ao debate que incentivou os jovens a refletir e tomar consciência sobre a importância de adotar comportamentos mais seguros e com respeito pela privacidade quando "navegam na net". Por exemplo, não partilhar palavras passe; ter cuidados na partilha de informação, a título de exemplo, não publicar informações de âmbito pessoal nas redes sociais; ou respeitar a privacidade de outras pessoas, bem como proteger a nossa própria privacidade. No fundo, procurou-se com esta iniciativa alertar os jovens não só para os comportamentos a ter na internet, mas também para os seus direitos e deveres no mundo digital.

Ficou patente que a internet tem aspetos positivos, mas também tem os seus riscos, conforme foi vincado pelos participantes neste debate, sobretudo por Nuno Moura e Geirinhas, dois fenómenos de “popularidade virtual”, os quais ao longo do debate foram dando alguns exemplos de comportamentos que adotam no não só no sentido de salvaguardarem a privacidade das suas vidas pessoais, mas também na forma (com base no respeito e na segurança) como interagem, ou comunicam, com os milhares de seguidores que ambos têm.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].