Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
Jornal Online
Últimas

09-11-2018 15:54
36 entidades de todo o concelho vão estar isentas do pagamento de taxas de utilização de instalações desportivas
A Câmara Municipal de Valongo aprovou (por unanimidade) ontem em reunião pública do seu Executivo a proposta de celebração de protocolos de colaboração para a isenção do pagamento de taxa de utilização de instalações desportivas, transportes e publicidade para a época desportiva 2018/19, no valor global de 243.671,39 euros.

Esta decisão irá beneficiar 36 entidades de todo o concelho, que utilizam as 14 instalações desportivas geridas diretamente pelo Município de Valongo, designadamente as piscinas, os pavilhões e os estádios municipais.
«É uma mais-valia para o Município apoiar o desenvolvimento do Desporto nas mais variadas formas, sempre em prol do crescimento da cultura desportiva, através do fomento da competição, do aumento do índice de praticantes, da formação de crianças e jovens, da saúde e bem-estar da população em geral», considera-se na proposta aprovada por unanimidade, onde se salientam os benefícios da prática desportiva na diminuição da obesidade e do stress.

«Esta medida implica abdicar de verbas bastante significativas mas fazemo-lo porque acreditamos na importância do desporto para estimular mais e melhor cidadania junto dos jovens atletas», salientou o presidente da autarquia, José Manuel Ribeiro.

Como já foi dito, são 36 as entidades (desde clubes, associações desportivas, agrupamentos de escolas, IPSS´s, e Juntas de Freguesia) que vão ser abrangidas com esta isenção, sendo elas a Junta de Freguesia de Alfena, a Junta e Freguesia de Campo e Sobrado, o Centro Paroquial e Social de Alfena, o Centro Social de Ermesinde, a Associação para o Desenvolvimento Integrado de Ermesinde (ADICE), a Associação de Promoção Social do Calvário, o Agrupamento de Escolas de S. Lourenço (Unidade de Ensino Estruturado da Escola Básica do Carvalhal e S. Lourenço), o Agrupamento de Escolas de Alfena, o Agrupamento de Escolas de Valongo, o CENFIM/Núcleo de Ermesinde, o Agrupamento de Saúde Maia/Valongo, o Centro Hospitalar de S. João/Polo de Valongo, o Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Município de Valongo, a Ágorarte – Associação Cultural e Artística, a Associação Cultural e Recreativa da Azenha, os Magriços de Ermesinde – Cultura e Desporto, a Associação Sójovem das Saibreiras, o Grupo Desportivo da Ribeira, a PROFIVAL – Escola Profissional de Valongo, o Futebol Clube de Vilar, o Clube Desportivo e Recreativo e Cultural de Chã, o Centro Recreativo Estrelas da Balsa, o Rancho Folclórico de Santo André de Sobrado, o Agrupamento de Escolas Vallis Longus, o Agrupamento de Escolas de Ermesinde, o Clube de Natação de Valongo, o Clube de Propaganda da Natação (CPN), o Clube Desportivo da Palmilheira, o Ermesinde Sport Clube 1936, a União Desportiva Cultural e Recreativa da Bela, o Clube Desportivo de Sobrado, o Futebol Clube Estrelas Susanenses, a Associação Desportiva de Valongo, o Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo, a União Desportiva Valonguense 1937 e o Sporting Clube de Campo.

Nesta reunião foi ainda aprovada a transferência de uma verba de 7.033,31 euros para os agrupamentos de escolas do concelho para comparticipação de visitas de estudo das crianças que beneficiam das medidas de Ação Social Escolar. Trata-se da primeira fase deste apoio, que neste ano letivo prevê o valor global de 30.530 euros e foi alargado às crianças da Educação Pré-escolar. Às crianças que estejam inseridas no Escalão A, o apoio é de 20 euros, enquanto que para as do Escalão B, o apoio será de 10 por visita de estudo. Sobre este ponto, o PSD, através do vereador Alberto Neto, propôs que a medida fosse alargada a outros alunos que não estejam abrangidos pelos dois citados escalões, sendo que o presidente da Câmara discordou desta sugestão, explicando que com este apoio o objetivo da câmara é ajudar as crianças (alunos) mais carenciados.

Antes do período da Ordem do Dia realce ainda para a aprovação unânime do voto de louvor – proposto pelos vereadores do PSD – a quatro atletas da secção de patinagem do Centro Social e Paroquial de Alfena, por terem, ao serviço da seleção nacional, conquistado quatro medalhas nos Europeus de Patinagem Artística ocorridos em Málaga (Espanha) nos dias 3 e 4 de novembro.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].