Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
Jornal Online
Últimas

30-08-2018 09:51
Arranque das obras da futura sede do Parque das Serras do Porto, em Valongo
Hoje, dia 30 de agosto, pelas 11h45, o presidente da Associação do Parque das Serras do Porto e autarca de Valongo, José Manuel Ribeiro, acompanhado pelos autarcas de Gondomar, Marco Martins, e de Paredes, Alexandre Almeida, vai assinar o contrato de consignação da obra de requalificação do edifício que albergará a sede da Associação do Parque das Serras do Porto.

Trata-se de um edifício icónico localizado no centro da cidade de Valongo, construído há mais de um século, que irá ser requalificado e adaptado para as novas funções. A obra implica um investimento superior a meio milhão de euros e tem um prazo de conclusão de 240 dias.

Para além das indispensáveis zonas de trabalho, a recuperação do edifício prevê a construção de áreas de exposição, um pequeno auditório e uma biblioteca.

A cerimónia de consignação da obra decorrerá na Rua do Padrão, n.º 27, em Valongo (antigo Tribunal do Trabalho e Conservatória de Valongo).

Recorde-se que «o Parque das Serras do Porto é um projeto inovador e ambicioso que está a ser desenhado desde 2014 pela mão dos municípios de Valongo, Paredes e Gondomar, que partilham um território com cerca de 6.000 hectares que inclui as Serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores, Santa Iria e Banjas. Nesta área já classificada como Paisagem Protegida Regional, os visitantes podem desfrutar da imensa beleza cultural e paisagística de serras, vales e rios. Num território que já foi mar, podem descobrir-se as trilobites (animais marinhos muito mais antigos do que os dinossauros), minas de ouro subterrâneas com 2.000 anos (o maior complexo do género do Império Romano), aldeias pitorescas, plantas e animais raríssimos, entre outras maravilhas de um local que é também o “livro geológico” mais antigo de Portugal», ressalvam em nota de imprensa os responsáveis pelo projeto.

A mesma nota salienta ainda que «o Parque das Serras do Porto destaca-se na paisagem urbana da Área Metropolitana do Porto, sendo um importante ativo da região honrado com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Trata-se da primeira infraestrutura verde metropolitana que está a ser construída em Portugal, num território ímpar com imenso potencial recreativo, turístico, produtivo, mineiro e desportivo, gerador de mais-valias económicas para a população».

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].