Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online
Últimas

29-06-2018 11:30
Projetos vencedores do Orçamento Participativo Jovem de Valongo revelados em Ermesinde
Os 12 projetos vencedores da 5.ª edição do Orçamento Participativo Jovem de Valongo (OPJV) vão ser conhecidos amanhã, dia 30 de junho, na Gala Final do OPJV, que se vai realizar entre as 17h45 e as 18h30, no Fórum Cultural de Ermesinde.

No total serão disponibilizados 120.000 Euros. Cada projeto vencedor será financiado com 10.000 Euros: 5 projetos na categoria “Escolar”; 5 projetos na categoria “Extra-escolar” e 2 projetos "Gerações". Os projetos intergerações são a principal novidade desta 5.ª edição. Com a criação desta nova categoria pretende-se fomentar uma dinâmica que envolva, desde a sua génese, quer os mais jovens quer as camadas seniores da população, levando-os a comunicarem e interagirem em prol do bem-estar da comunidade.

«Todos os anos inovamos e aperfeiçoamos o OPJV, uma iniciativa fantástica que se insere no nosso projeto global "Uma Comunidade Mais Esclarecida é uma Comunidade mais Participativa". Temos uma taxa de concretização dos projetos de 100% e somos um modelo de inspiração para outros municípios», salienta José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo e também da Rede de Autarquias Participativas.
«Em 2018, o objetivo é juntar duas gerações, juntar a sabedoria dos mais velhos com a irreverência dos mais novos e colocar isto ao serviço da comunidade. Pode ser o avô ou a avó, ou vizinhos seniores, a juntarem-se aos mais novos. Esta ideia tem muito potencial porque podem surgir visões e estratégias diferentes», considera autarca, revelando que este ano foram apresentadas 105 propostas, mais 61 em relação ao ano transato.

Implementado desde 2014, o OPJV é um projeto do Município de Valongo que visa o envolvimento dos jovens na comunidade, de uma forma mais construtiva e participada. Através da criação de um pensamento dinâmico e crítico sobre o território que agrega as cidades de Valongo, Ermesinde e Alfena e as vilas de Sobrado e Campo, o OPJV permite que os jovens não só apresentem as suas ideias, mas também que as construam, debatam e concretizem. Podem participar no OPJV jovens dos 6 aos 35 anos de idade que estudem ou residam no concelho de Valongo.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].