Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online
Últimas

21-02-2018 16:18
Quatro projetos resultantes do Orçamento Participativo Jovem vão ser inaugurados
Vão ser amanhã, dia 22 de fevereiro, inaugurados os quatro projetos realizados no âmbito do Orçamento Participativo Jovem de Valongo (OPJV), na categoria escolar:

-10h00 - Escola Básica de Balselhas - Projeto: Parque D'Artes Escola e Comunidade | Proponente: Ricardo Rebelo Azevedo descrição do projeto: implementação de um parque infantil no espaço do recreio da escola;

11h00 - Escola Básica de Outeiro - Brincar sem barreiras... também é aprender! | Proponente: Francisco da Silva Nogueira, descrição do projeto: implementação de um parque infantil inclusivo no espaço do recreio da escola;

15h30 - Escola Secundária de Alfena - Projeto: Com cobertura a chuva não me toca | Proponente: Diogo Ferreira Cunha descrição do projeto: implementação de coberturas entre os pavilhões na escola;

16h30 - Escola Básica de Alfena - Projeto: Sala de Aula do Futuro | Proponente: Vicente Oliveira Ferraz descrição do projeto: implementação de uma sala do futuro na escola.

O OPJV é um projeto do Município de Valongo que visa o envolvimento dos jovens na comunidade de uma forma mais construtiva e participada. Através da criação de um pensamento dinâmico e crítico sobre o território que agrega as cidades de Valongo, Ermesinde e Alfena e as vilas de Sobrado e Campo, o OPJV permite que os jovens não só apresentem as suas ideias, mas também que as construam, debatam e concretizem. Podem participar no OPJV jovens dos 6 aos 35 anos de idade que estudem ou residam no concelho de Valongo.

Entretanto, está já a decorrer a edição de 2018 do OPJV. A receção de propostas para o Orçamento Participativo Jovem de Valongo (OPJV) termina no dia 2 de março. Os projetos intergerações são a principal novidade da 5.ª edição, que no total disponibiliza 120.000 Euros. Cada projeto vencedor será financiado com 10.000 Euros: 5 projetos na categoria “Escolar”; 5 projetos na categoria “Extraescolar” e 2 projetos "Gerações". A criação desta nova categoria para projetos intergerações é a principal novidade da edição deste ano.

«O Orçamento Participativo Jovem de Valongo é uma das iniciativas que se insere no nosso projeto global "Uma Comunidade Mais Esclarecida é uma Comunidade mais Participativa". Todos os anos inovamos e aperfeiçoamos o OPJV, que é já um modelo de inspiração para outros municípios», salienta o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro. «Em 2018, o objetivo é juntar duas gerações, juntar a sabedoria dos mais velhos com a irreverência dos mais novos e colocar isto ao serviço da comunidade. Pode ser o avô ou a avó, ou vizinhos seniores, a juntarem-se aos mais novos. Esta ideia tem muito potencial porque podem surgir visões e estratégias diferentes», considera autarca, que é também o Presidente da Rede Portuguesa de Autarquias Participativas.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].