Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-10-2018
Jornal Online
Últimas

07-02-2018 16:47
Deputado bloquista Luís Monteiro defende intervenção urgente na Escola Secundária de Valongo e na Escola Básica Vallis Longus
Uma comitiva do Bloco de Esquerda (BE) liderada pelo deputado da Assembleia da República (AR), Luís Monteiro, esteve ontem na sede do nosso concelho, com a intenção de visitar a Escola Secundária de Valongo e a Escola Básica Vallis Longus e aí testemunhar in loco a degradação de instalações e a falta de condições com que as mesmas se deparam.

Presentes estiveram igualmente alguns elementos afetos à estrutura concelhia do BE, entre outros, Fernando Monteiro, deputado da Assembleia Municipal de Valongo, e Carla Sousa, membro da Assembleia de Freguesia de Ermesinde. A acompanhar a delegação bloquista estiveram os dirigentes das escolas em questão, que apontaram então a falta de condições e a degradação das instalações. Entre outros exemplos, foram mostradas salas onde chove no seu interior e onde existem evidentes sinais de humidade nos tetos e paredes dos edifícios, bem como denunciada a falta de aquecimento nas salas de aula.

No final das visitas às duas escolas, o deputado bloquista trocou algumas palavras com a comunicação social presente, começando por repudiar o esquecimento a que estas escolas estão votadas «não só por parte da Câmara como também por parte do Governo.
Olhamos para o caso da Escola Secundária de Valongo, que já por várias vezes viu orçamentado, pelo menos, o arranjo dos telhados e a verdade é que de ano para ano se tem deteriorado e neste momento há duas salas de aulas completamente inutilizadas, porque chove lá dentro, sendo que na Escola Básica Vallis Longus percebemos que o problema é não só material, ou seja, do ponto de vista da falta de obras, mas também administrativo e político, pois esta escola foi ao longo de anos esquecida por vários executivos governamentais, por vários executivos camarários, e encontra-se neste momento numa situação de esquecimento total», referiu Luís Monteiro.

Ainda sobre esta Escola Básica de Valongo, o bloquista lembrou que já em 2010 a escola viu as obras, que já estavam orçamentadas e com projeto aprovado, serem canceladas. «Estamos perante dois casos de duas escolas que precisam de obras urgentes, e não só a Câmara como o Governo têm de cumprir aquilo a que se comprometeram fazer», disse. Acrescentaria que da parte do BE haverá um pedido de responsabilidades e uma ação no Parlamento para «que estas duas escolas não sejam esquecidas e que tenham o mais depressa possível uma intervenção digna e que os profissionais e os alunos sejam respeitados».

DESIGUALDADE DE TRATAMENTO
EM RELAÇÃO A CONCELHOS VIZINHOS

Luís Monteiro sublinhou que da parte do Bloco haverá uma fiscalização e uma recomendação expressa ao Governo para que seja realizada uma intervenção urgente nas duas escolas. O deputado adiantou ainda que o assunto vai ser levado diretamente ao Ministro da Educação na próxima audição com o governante, acrescentando que o Bloco irá estudar a possibilidade de apresentar um projeto de resolução no sentido de recomendar e pressionar o Governo a avançar com as obras o quanto antes.

Quando questionado sobre o facto de concelhos vizinhos terem visto o seu parque escolar ser requalificado, contrariamente ao que tem acontecido em Valongo, Luís Monteiro fala num caso de «desigualdade». «Ainda bem que nos concelhos vizinhos as obras foram avançando. Agora, o que não é possível é que nos concelhos vizinhos as obras vão avançando, sejam terminadas, e aqui nestas duas escolas de Valongo tudo esteja exatamente igual ao que estava há 10, 15 ou 20 anos. É inadmissível esta desigualdade de tratamento. E, acima de tudo, promessas e orçamentos que já estavam aprovados e o Governo ter andado para trás na decisão de iniciar obras que são mais do que urgentes», finalizou o deputado.

De referir que neste momento a Escola Secundária de Valongo é frequentada por 1350 alunos, ao passo que a Escola Básica Vallis Longus tem cerca de 1000 alunos.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.