Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-10-2018
Jornal Online
Últimas

02-02-2018 15:56
Orçamento Participativo Jovem de Valongo disponibiliza 120.000 euros para financiamento de 12 projetos e traz consigo uma novidade
Começa hoje e decorre até 2 de março a receção de propostas para o Orçamento Participativo Jovem de Valongo (OPJV).

Os projetos intergeracionais são a principal novidade da 5ª edição do OPJV, que disponibiliza 120.000 euros – recorde-se que no ano passado a verba cabimentada foi de 80.000 euros – para um total de 12 projetos. Cada projeto vencedor será financiado com 10.000 euros, sendo que cinco projetos são no âmbito da categoria escolar; outros cinco projetos na categoria extra-escolar – duas categorias que se mantêm em relação ao ano passado – e dois projetos na categoria “Gerações”, a grande novidade deste ano.

Os projetos “Gerações”, ou intergeracionais, serão elaborados conjuntamente por jovens e seniores. «O objetivo é juntar duas gerações, juntar a sabedoria dos mais velhos com a irreverência dos mais novos e colocar isto ao serviço da comunidade. Pode ser o avô ou a avó, ou vizinhos seniores, a juntarem-se aos mais novos. Acho que esta ideia tem muito potencial porque podem surgir visões e estratégias diferentes», salienta o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.

A proposta de realização e de normas de funcionamento do OPJV para 2018 foi ontem (1 de fevereiro) aprovada por unanimidade na reunião pública de Executivo camarário.

O OPJV «é um projeto do Município de Valongo que visa o envolvimento dos jovens na comunidade, de uma forma mais construtiva e participada. Através da criação de um pensamento dinâmico e crítico sobre o território que agrega as cidades de Valongo, Ermesinde e Alfena e as vilas de Sobrado e Campo, o OPJV permite que os jovens não só apresentem as suas ideias, mas também que as construam, debatam e concretizem». Podem participar no OPJV jovens dos 6 aos 35 anos de idade que estudem ou residam no concelho de Valongo.

Os interessados em participar poderão obter mais informações através do sítio da internet do Município: www.cm-valongo.pt; da página de facebook: www.facebook.com/portaljuventude.valongo; deslocarem-se à Casa da Juventude, instalada na Vila Beatriz (e situada na Rua José Joaquim Ribeiro Teles, nº 734, em Ermesinde), ou através dos seguintes números de telefone: 22 977 4451 / 22 324 9819.

A votação dos projetos concorrentes acontece entre os dias 18 de maio e 29 de junho, enquanto que no dia 30 de junho são divulgados os projetos vencedores.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.