Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online
Últimas

02-12-2017 13:00
Bombeiros de Valongo e de Ermesinde homenageados no Dia Internacional da Cidade Educadora
No âmbito do Dia Internacional da Cidade Educadora (celebrado a 30 de novembro), a Câmara Municipal de Valongo prestou homenagem aos Bombeiros Voluntários de Ermesinde e de Valongo, pelo seu trabalho, dedicação e bravura, mas também a sua capacidade educativa e formadora.

Realizada em frente aos Paços do Concelho e presenciada por mais de duas centenas de pessoas, notando-se a presença de alguns agrupamentos de escolas do concelho, a cerimónia contou com a presença de diversas figuras públicas, entre outras o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, que na sua intervenção referiu que «os bombeiros são uma peça importante nas nossas vidas, e no concelho de Valongo sabemos agradecer seja com um sorriso ou com um aplauso».

A ação dos bombeiros voluntários é particularmente reconhecida através das ações de socorro (a que o combate a incêndios tem uma visibilidade máxima) mas também através de ações de prevenção que sensibilizam e preparam as populações para possíveis situações de desastre. No entanto, e não menos importante, é a sua forte ação educativa. Os bombeiros voluntários desenvolvem um intenso trabalho na área da captação, treino e formação de jovens, ajudando a desenvolver cidadãos e cidadãs socialmente mais responsáveis e a formar homens e mulheres, que expressam um dos mais elevados valores: a solidariedade humana.

No final desta homenagem, A Voz de Ermesinde trocou breves palavras com os presidentes das Direções dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde e de Valongo, respetivamente Jorge Videira e Armando Pedroso. Este último mostrou-se emocionado com este reconhecimento público, mostrando-se grato ao povo do nosso concelho e vincando o seu orgulho nas condições e capacidade formativa que, agora, o seu quartel conseguia facultar a todos os que dão a vida em prol da comunidade.
Por sua vez, Jorge Videira, frisou que esta é uma justa homenagem, e que culmina um ano muito difícil para os bombeiros, recordando que os soldados da paz de Ermesinde estiveram presentes no combate a fogos em vários pontos do país ao longo deste ano, além de terem cumprido a missão de defender o território do nosso concelho, lembrando aqui o incêndio ocorrido em Alfena há sensivelmente um par de meses atrás.

De referir que atualmente os Bombeiros Voluntários de Ermesinde contam com cerca de 90 efetivos, ao passo que os Bombeiros Voluntários de Valongo contam com 89.

Por: Tiago Figueiredo

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].