Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online
Últimas

27-11-2017 09:56
Encerramento das comemorações dos 180 Anos do Município de Valongo
O espetáculo de apresentação da Cápsula do Tempo e a inauguração da exposição "A História Desconhecida da Pedra Negra de Valongo" são os destaques do encerramento das comemorações dos 180 Anos do Município de Valongo, que terminam hoje, dia 27 de novembro.

O espetáculo de apresentação da Cápsula do Tempo terá lugar no Pavilhão Municipal de Valongo às 10H00, incluindo o musical «Da Lenda à História» e coreografias alusivas aos 180 Anos de Município. Será também encerrada a Cápsula do Tempo que esteve no Museu Municipal do Valongo, disponível para todos os que desejaram deixar uma mensagem. A ideia é provocar um diálogo entre gerações, de modo a que os desejos e os esforços para uma sociedade e um mundo melhor, possam ser vistos em perspetivas, daqui a 20 anos, por pessoas que nos acompanharam nesta jornada. Ao longo deste período, a cápsula do tempo será preservada, cabendo ao Município a sua guarda até ao bicentenário do concelho.

A inauguração da Exposição "A História Desconhecida da Pedra Negra de Valongo" terá lugar no Museu da Lousa/Centro Cultural de Campo, às 21H00. Esta mostra tem como objetivo trazer para a ribalta aspetos desconhecidos da exploração da ardósia no concelho de Valongo e mostrá-los ao maior número possível de pessoas. Para se materializar este projeto uniram-se duas vertentes: uma mais antropológica através do contacto com a população que, de uma forma mais ou menos direta esteve em contacto com este universo e outra científica, ancorada na pesquisa bibliográfica, documental e imagética. À luz destas recentes descobertas tornou-se evidente a necessidade de atualizar o Museu da Lousa enriquecendo-o com novos elementos, bem como executar um documentário que ajudasse a compreender este percurso com mais de 300 milhões de anos… Este será o núcleo permanente que poderá ser apreciado por todos quantos visitem "A História Desconhecida da Pedra Negra de Valongo".

Para engrandecer este evento, o dia encerrará com a apresentação de uma performance criada especialmente para este momento, baseada na “Canção do Mineiro” e trabalhada pelos Cabeças no Ar e Pés na Terra, Associação Cultural.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].