Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 15-09-2017
Jornal Online
Últimas

06-10-2017 09:55
Especialistas em processos participativos debatem «Caminhos a Seguir» na Semana Europeia da Democracia Local de Valongo
O Município de Valongo associa-se pelo quarto ano consecutivo à Semana Europeia da Democracia Local (SEDL), promovendo um conjunto diversificado de iniciativas, entre os dias 9 a 20 de outubro, no Museu Municipal de Valongo e no Fórum Cultural de Ermesinde.

A programação pretende alcançar vários tipos de públicos e inclui exposições, peças de teatro e workshops, destacando-se a Conferência Internacional «Caminhos a Seguir», que no dia 12 de outubro vai juntar no Museu Municipal de Valongo reputados especialistas em processos participativos, nomeadamente Fernando Pindado Sanchez – diretor-executivo do Observatório Internacional de Democracia Participativa; Shari Davis – coordenadora do Orçamento Participativo de Boston; Giovanni Alegretti – co-diretor da Autoridade Independente para a Garantia e Promoção da Região Toscana e Xoán Mao – secretário-geral do Eixo Atlântico.

«É urgente inverter o sentimento de desconfiança e o desconhecimento crescente da população em relação ao funcionamento da administração local e à forma como são geridos os escassos recursos públicos. Para devolver a esperança à comunidade, é necessário capacitar mais os cidadãos para que sejam os melhores aliados na boa governação local. Por isso, apostamos na implementação de medidas simples que resultem de novas formas de encarar os recursos existentes, com mais transparência, proximidade, rigor e interação com os cidadãos» salienta o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, que é também vice-presidente da Rede de Autarquias Participativas.

A SEDL abre com a inauguração da exposição alusiva ao Manual Breve de Cidadania Local, dia 9 de outubro, pelas 14h00, no Museu Municipal de Valongo. No Fórum Cultural de Ermesinde, o destaque vai para a apresentação das peças de teatro «ConDomínio» da Associação Cabeças no Ar e Pés na Terra, no dia 12, pelas 21h30; e para «O Senhor Ibrahim e as Flores do Alcorão» da Companhia de Teatro Seiva Trupe, no dia 13, pelas 21h30. O programa da SEDL de Valongo inclui também um curso breve de Língua Gestual Portuguesa e o encontro de cidadãos e cidadãs «Searching for the intercultural Chimera: Local Action for Global Problems».

O programa completo está disponível em www.cm-valongo.pt. A participação na SEDL é gratuita e aberta ao público em geral, à exceção da Assembleia Geral de Membros da RAP - Rede de Autarquias Participativas, que é circunscrita a membros da Rede.

A Semana Europeia da Democracia Local é um evento anual europeu, que pretende estimular as autoridades locais de todos os Estados Membros do Conselho da Europa a refletir, sobre as suas responsabilidades como atores fulcrais nas sociedades democráticas.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.