Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online
Últimas

22-09-2017 15:35
Arrancaram as obras para a instalação da Oficina de Promoção da Regueifa e do Biscoito
Foi ontem anunciado pela Câmara Municipal de Valongo o arranque das obras de reabilitação do antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Valongo para a instalação da Oficina de Promoção da Regueifa e do Biscoito. A primeira fase da empreitada está orçada em 1.898.803,61 euros e tem o prazo de execução de um ano.

«A Oficina de Promoção da Regueifa e do Biscoito é um sonho que se vai tornar realidade e será um grande motivo de orgulho para todo o Município. Este projeto vai contribuir para mudar o perfil do turista metropolitano que vem ao Porto. O objetivo é que os visitantes sejam profundamente surpreendidos por tudo aquilo que vão encontrar”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, que esteve presente na consignação da empreitada.

«Estimamos que, em velocidade cruzeiro, este projeto de promoção de uma das nossas principais logomarcas (a Regueifa e o Biscoito) conseguirá atrair mais de 100.000 visitantes anuais, estimular o aparecimento de novos empreendedores e promover internacionalmente o cluster da panificação já existente no Concelho de Valongo», vincou o autarca.

O projeto da Oficina de Promoção da Regueifa e do Biscoito foi apresentado publicamente em maio de 2015, por ocasião da assinatura do contrato de constituição de direito de superfície e de promessa unilateral de venda pelo valor global de 300.000 euros, entre o Município de Valongo e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valongo.

O custo global do projeto está estimado em 2,5 milhões de euros e será comparticipado por fundos comunitários.

A Oficina de Promoção da Regueifa e do Biscoito pretende ser um Centro de Excelência ligado às atividades de panificação, um espaço vivo de tradições, de memória e de ação, que permita a recolha, preservação e exibição de todo o património e tradição do Concelho de Valongo na panificação, que faça a divulgação pedagógica da história e importância da panificação nas restantes regiões e países de todos os continentes, e seja igualmente um espaço de aprendizagem mas também de memória, aberto às mais diversas interações com toda a comunidade metropolitana e regional, que incorpore dinâmicas de inovação alicerçadas numa tradição local muito forte, com carácter diferenciador e virado para o exterior, com capacidade para atrair muitos públicos diversificados, com especial enfoque nos públicos estudantis.

A oficina de promoção da Regueifa e do Biscoito será também um "espaço montra" vocacionado para aprendizagem, experiências e sensações, com características únicas na Área Metropolitana do Porto, e que permitirá aos visitantes a oportunidade inesquecível de confecionar pão e biscoitos, de visitar padarias e biscoitarias centenárias em laboração num circuito muito próximo, e permitir experiências sensoriais diferentes e marcantes porque ligadas a uma atividade humana muito antiga, que contribuirão para tornar únicas as visitas de cada turista à AMP e ao Concelho de Valongo em particular.

A Oficina de Promoção da Regueifa e do Biscoito complementa também os imensos recursos ligados ao Parque das Serras do Porto, designadamente as minas romanas de extração de ouro com mais de 2.000 anos, o "livro geológico" mais antigo de Portugal onde se destacam as trilobites do Paleozoico, muito anteriores aos dinossauros, para além das excelentes condições para a prática de atividades outdoor como o BTT, a caminhada e o trail running entre outras.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].