Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online
Últimas

20-07-2017 11:00
Conhecidos os oito projetos vencedores do Orçamento Participativo Jovem de Valongo 2017
Foram conhecidos no passado dia 15 de julho os oito projetos vencedores do Orçamento Participativo Jovem de Valongo (OPJV). A gala final realizou-se no Fórum Cultural de Ermesinde, tendo nela marcado presença o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, que entregou simbolicamente o cheque aos proponentes dos projetos vencedores. Ainda antes da divulgação dos vencedores, a gala do OPJV contou com as atuações do Grupo de Danças Criativas, dos cantores Inês Silva e Rui Carvalho, da Escola de Música da Associação Académica e Cultural de Ermesinde e de uma coreografia de taekwondo protagonizada por alunos da Academia Tigre Branco.

Posto isto, passou-se à revelação dos oito projetos vencedores da edição de 2017 do OPJV. Assim, o primeiro prémio concelhio, com um total de 1756 votos, foi para o projeto DAReab – Intervenção especializada na doença de Alzheimer –, o qual visa proporcionar à população do concelho o acesso gratuito a uma intervenção especializada no âmbito da doença de Alzheimer.

O segundo prémio na categoria concelhio foi para o projeto Sons do Vale, que reuniu 1145 votos, e cuja proposta visa a preservação e divulgação do património musical, a criação de um CD por uma banda filarmónica para divulgação de vários temas sobre o concelho. Os terceiro e quarto prémios nesta categoria foram, respetivamente, para o projeto Valongo faz Campeões de Basket, com 749 votos, e que tem por missão a distribuição de bolas de basquetebol para alunos do 1º ciclo do concelho; e para o projeto “Grafitar não é estragar”, que obteve 683 votos, e que tem como proposta a limpeza das áreas "rabiscadas", pintar de novo e embelezar com pinturas temáticas, nos espaços degradados do concelho.

Na categoria escolar o primeiro prémio foi para o projeto “Com Cobertura a chuva não me molha”, que reuniu 2154 votos, e cuja essência visa a colocação de coberturas a ligar a entrada/saída da Escola Secundária de Alfena, para os alunos não ficarem ao relento no tempo de espera. O segundo prémio foi para a “Sala de aula do Futuro”, um projeto que obteve 2139 votos e que propõe a criação de um espaço com tecnologia avançada. Nos terceiro e quarto lugares ficaram, respetivamente, o projeto “Brincar sem Barreiras”, com 1480 votos, e que propõe a aquisição de um parque infantil para alunos com necessidades educativas especiais; e o “Parque D'Artes – Escola e Comunidade”, projeto este que obteve 1422 votos e que visa a criação de uma zona de diversão infantil na EBJI/1 de Balselhas.
Recorde-se que o OPJV é um projeto do Município de Valongo para jovens dos 6 aos 36 anos de idade, que facilita o seu envolvimento de uma forma mais construtiva e participada na comunidade, através da criação de um pensamento dinâmico e crítico, permitindo não só que apresentem ideias, mas também que as construam, debatam e concretizem.

Considerando a grande adesão ao projeto, a Câmara Municipal de Valongo tem vindo a duplicar a verba atribuída, assim como o número de projetos vencedores. No primeiro ano, foram disponibilizados 10.000 euros para a concretização de um projeto; no segundo ano, para dois projetos, foi cabimentado o valor de 20.000 euros; e para a terceira edição foram disponibilizados 40.000 euros. Para a edição de 2017 foram cabimentados 80.000 euros para oito projetos (quatro de âmbito escolar e quatro de âmbito concelhio). Em 2016, o Município de Valongo colocou-se na vanguarda deste tipo de procedimento tendo criado, para o efeito, uma plataforma informática disponível através do endereço http://opjv.cm-valongo.pt, para os proponentes entregarem as suas propostas e exercerem o seu direito de voto. Em 2017, a grande inovação foi a possibilidade dos jovens votarem gratuitamente através de SMS.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].