Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
Jornal Online
Últimas

18-07-2016 12:10
Sessão pública de acompanhamento do Estudo científico da Festa da Bugiada e Mouriscada
Amanhã, dia 18 de julho, pelas 18H00, terá lugar uma sessão pública de acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos pela equipa de investigadores da Universidade do Minho que está a realizar o estudo científico da Festa da Bugiada e Mouriscada. A apresentação será feita no Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada, localizado em Sobrado.

A Festa da Bugiada e Mouriscada é um dos eventos culturais mais importantes do Município de Valongo, fazendo parte das suas logomarcas de promoção territorial. A festividade que acontece uma única vez por ano recria um conflito entre Mouros e Cristãos (Bugios) pela posse de uma imagem milagrosa de S. João Baptista. São centenas os participantes trajados com vestes de veludo colorido que dão cor e vida à tradição ancestral, que todos os anos atrai dezenas de milhares de visitantes à Vila de Sobrado, a 24 de junho, dia de S. João.

Esta festividade única no mundo está já classificada como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal, integrando também a Rede da Máscara Ibérica. Com o intuito de uma maior valorização e promoção, esta festividade popular encontra-se em processo de estudo científico, por uma equipa da Universidade do Minho, tendente à inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial e lista representativa do Património Imaterial da Humanidade da Unesco.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].