Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
Jornal Online
Últimas

20-06-2016 16:08
ANIVERSÁRIO MARCADO PELA AQUISIÇÃO DE NOVA AMBULÂNCIA E DA PROMOÇÃO DE 13 ESTAGIÁRIOS A BOMBEIROS
Bombeiros Voluntários de Ermesinde festejaram 95 anos de vida
Foram ontem concluídas as comemorações do 95º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde (BVE). O último dia do programa festivo foi encerrado com a promoção de 13 estagiários a bombeiros (de 3ª classe) e com a bênção de uma nova ambulância de socorro. Viatura esta que foi apadrinhada pela Junta de Freguesia de Ermesinde, que comparticipou com 10 por cento de um investimento global que rondou os 55 mil euros. Diante de um vasto leque de ilustres convidados, entre os quais se destacaram os presidentes da Câmara Municipal de Valongo (CMV) e das juntas de freguesia de Ermesinde e Alfena, respetivamente, José Manuel Ribeiro, Luís Ramalho e Arnaldo Soares, assim como vários elementos afetos às forças da autoridade e a outras corporações vizinhas (casos dos bombeiros de Valongo e de Valbom), o presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, Jorge Videira, começou por agradecer a presença de todos nesta cerimónia, evocando em seguida a memória dos homens e mulheres que ao longo destes 95 anos expuseram – e continuam a fazê-lo – as suas vidas, sem pedir nada em troca, ao serviço dos bombeiros.

Deixando um grande bem haja a todos os bombeiros e desejando felicidades aos 13 novos “soldados da paz” que ali iriam ser promovidos, o dirigente da associação enalteceu ainda o trabalho dos restantes funcionários e colaboradores dos BVE, endereçando em seguida um agradecimento às juntas de freguesia de Ermesinde e de Alfena, pela ajuda (financeira) dada para a aquisição de viaturas, recordando que no ano passado a compra de um auto tanque foi comparticipada pela Junta de Alfena, um gesto repetido este ano pela Junta de Ermesinde com a já referida comparticipação na aquisição da nova ambulância de socorro.

No seguimento do agradecimento dirigido a estes dois organismos públicos, Jorge Videira lançou um repto a José Manuel Ribeiro, para que a Câmara fosse a próxima entidade a apoiar os BVE na compra de uma viatura de combate a incêndios florestais, lembrando que nesse sentido a associação havia já apresentado uma candidatura a um programa de fundos comunitários.

Acrescente-se que à margem desta cerimónia pública que juntou algumas centenas de populares nas imediações do quartel dos BVE, Jorge Videira trocou algumas palavras com a comunicação social ali presente, referindo que o primeiro anseio da associação é continuar a prestar serviço à população de acordo com aquela que é a missão dos bombeiros. No entanto, frisaria também que a associação precisa de mais ajuda para continuar a levar a bom porto essa sua missão, mais em concreto, alargar o seu leque de associados e obter mais apoios por parte das juntas de freguesia e da Câmara. Quanto a necessidades imediatas, Videira destacou a aquisição de uma outra ambulância para transporte de doentes e a já citada viatura de combate a incêndios florestais. (nota: o nosso jornal irá publicar na sua próxima edição impressa uma entrevista com o presidente da Direção dos BVE, onde estas e outras questões da vida da associação serão esmiuçadas).

Em jeito de resposta ao repto lançado por Jorge Videira à CMV, José Manuel Ribeiro referiu na sua intervenção que o Município tem apoiado as duas corporações de bombeiros do concelho (os de Ermesinde e os de Valongo) com um subsídio anual na ordem dos 200.000 euros, mas que quanto ao pedido feito... «vamos ver, estamos aqui para continuar a ajudar», sublinhou o edil. Referiu-se aos bombeiros como pessoas especiais, sempre prontas a defender a vida humana, o património, e para isso colocando em risco as suas próprias vidas. «Isso não é vulgar, e só por isso os bombeiros têm o meu respeito».

No seguimento do seu discurso lançaria um apelo à população: «ajudem os bombeiros tornando-se sócios, pois se todos fizerem isso estarão a ajudar este serviço que é prestado pelos bombeiros à comunidade. Sem eles certamente que todos nós teríamos uma vida mais complicada», frisou o edil que terminaria a sua intervenção felicitando, mais uma vez, os BVE pelos 95 anos celebrados, e que agora era altura de seguir em frente até aos 100 anos.

Recorde-se que os festejos do 95º aniversário dos bombeiros da nossa freguesia tiveram início no passado dia 9 de junho, com a inauguração da exposição de fotografias/colecionismo de miniaturas de viaturas e material de bombeiro que esteve patente no salão nobre da associação durante os dois fins-de-semana em que decorreram as comemorações. Ainda inserido no programa festivo os BVE procederam no sábado (dia 18) à entrega dos emblemas aos seus associados com 50 anos, sendo que ontem, e antes da receção no quartel às entidades convidadas, da bênção da nova ambulância e da cerimónia da promoção de novos bombeiro(a)s, a associação procedeu ao tradicional hasteamento das bandeiras, seguido da missa na Igreja Paroquial e da posterior romagem aos cemitérios, sendo que ao final da manhã foi efetuada a homenagem ao bombeiro e o habitual desfile pelas ruas da cidade.

Por:Miguel Barros

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].