Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
Jornal Online
Últimas

16-05-2016 19:36
Hospital dos Pequeninos vem a Valongo desmistificar cuidados de saúde
O Hospital dos Pequeninos regressa a Valongo de 17 a 18 de maio, com o apoio da Câmara Municipal. Estima-se que participarão nesta atividade cerca de 800 crianças, com idade igual ou superior a 4 anos que frequentem a Educação Pré-Escolar do Ensino Básico do concelho de Valongo.

As crianças trarão ao Foyer do Auditório Dr. António Macedo (Fórum Vallis Longus), transformado em “Hospital” os seus bonecos favoritos, sob o pretexto de estes estarem doentes, para serem consultados por estudantes de medicina voluntários do Departamento de Ação Comunitária (DAC) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP), juntamente com estudantes colaboradores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

À entrada, todas as crianças encontrarão a Sala da Triagem, sendo a partir daí reencaminhadas para pequenos “consultórios” (Dor de Barriga, Dor de Cabeça/Febre, Acidente, Falta de Ar/Asma, Constipação/Dor de Garganta, Bloco Operatório, e Análises Clínicas). Existirá também uma Farmácia, onde as crianças poderão para trocar a sua receita por um lanche.

Os objetivos desta atividade são a desmistificação dos cuidados de saúde e da doença junto das crianças, através da explicação dos vários procedimentos médicos de rotina de forma simples e esclarecedora assim como a transmissão de conceitos de alimentação saudável, necessidade de uma boa higiene oral e importância da vacinação às crianças participantes.

Desta forma, os estudantes potenciam o desenvolvimentos de capacidades de comunicação com crianças da faixa etária especificada, capacidades essas que se revelarão fulcrais aquando da prática clínica futura.

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].